O termo inglês Dashboard, que por vezes é traduzido em língua portuguesa como Painel de Indicadores ou mesmo Painel de Controle, refere-se ao conjunto e a combinação de diversos elementos gráficos e visuais que tem como função principal oferecer a visualização de dados gerenciais para suportar a interpretação, a análise e a tomada de decisões estratégicas. No mundo corporativo, os Dashboards podem ser definidos como a representação gráfica do desempenho dos negócios de uma organização.
Os Dashboards são, ao fim e ao cabo, o resultado do trabalho de Business Intelligence que é efetuado em uma organização. O conceito de Business Intelligence refere-se ao conjunto de processos, ferramentas e técnicas para coleta, organização, análise e compartilhamento de um grande volume de dados complexos, gerando um esforço para desenvolvimento de um apurado processo de entendimento dos negócios, de modo a apoiar e oferecer suporte e orientação na condução e organização dos objetivos estratégicos da companhia. Em outras palavras, o principal objetivo do Business Intelligence é o de capturar um volume considerável de dados, organizá-los, entende-los e utilizá-los no processo de tomada de decisão. Com isso, temos a dimensão da importância dos Dashboards, uma vez que eles são, na grande maioria das vezes, a principal fonte de apresentação de toda a análise realizada pelos processos de BI.
Atualmente, inúmeros sistemas de ERP oferecem plataformas para criação e manipulação de Dashboards e relatórios estratégicos. Todavia, por conterem informações e referencias pré-definidas, por muitas vezes essas plataformas acabam por “engessar” o usuário, uma vez que se no meio do caminho uma nova necessidade é descoberta os relatórios já padronizados quase nunca oferecem flexibilidade suficiente para serem alterados, fazendo com que o usuário tenha sempre que recorrer aos experts da solução e criando assim um ciclo de dependência.
Por esses (e outros) motivos, o Microsoft Excel se apresenta como uma das melhores (senão a melhor) opção para a criação de Dashboards corporativos, pois desde que o usuário possua acesso aos dados que irão alimentar os seus relatórios, suas opções de criação são ilimitadas, restringindo-se apenas a habilidade do usuário na manipulação dos dados e às necessidades apresentadas pela sua organização.
Dashboards – principais requisitos
Além de ser a porta de saída para avaliação, análise e tomada de decisões estratégicas e gerenciais, os Dashboards devem possuir duas características básicas para valerem a pena: 1) devem ser fáceis de compreender e 2) devem ser dinâmicos.
Fáceis de entender porque os gráficos e demais elementos visuais que compõem os Dashbodards devem apresentar o panorama que será analisado de modo que qualquer pessoa o consiga interpretar sem maiores problemas. Dinâmicos porque, ao invés de apresentar apenas gráficos estáticos, os Dashboards devem ser interativos, estando conectados com as atualizações realizadas na sua base de dados e oferecendo aos usuários a possibilidade de manipulação das informações, de modo que possam realizar análises em mais do que uma única dimensão.Irei utilizar o blog para compartilhar, trocar ideias e colaborar, com pessoas que tenham interesse em se aprofundar no assunto, os principais fundamentos, mecanismos, processos e ferramentas requeridas para a construção e combinação de gráficos e elementos visuais para a geração de Dashboards dinâmicos e funcionais.
A ideia é escrever uma série de posts com os principais itens que compõem os Dashboards e qual o passo-a-passo necessário para sua construção.
Abaixo alguns exemplos de Dashboards corporativos construídos com a ajuda do Microsoft Excel 2010:
Espero que as dicas e ideias compartilhadas sejam úteis.
Sou admirador do seu trabalho. E gostaria de saber se pretende disponibilizar um detalhamento deste dashboard.
ResponderExcluirOlá amigo.
ResponderExcluirEm primeiro lugar, obrigado pelo comentário e por acompanhar o blog. Respondendo a sua pergunta, minha intenção é compartilhar o maior número de dicas e guias passo-a-passo para a construção de Dashboards.
Inclusive os novos posts já estão no forno, só preciso de um tempinho pra publicá-los.
Mais uma vez, muito obrigado!
Me gustaría saber si hay alguna manera de bajar estos deshboard, estan muy buenos
ResponderExcluirsaludos
excelente
ResponderExcluirValeu Marco!
ExcluirBom dia Raphael, tudo bom ?
ResponderExcluirPrimeiramente parabenizo pelo post, e gostaria de saber se é possível o envio do dashboard para o meu e-mail.
mvscimeca5@gmail.com
muito obrigado
Olá amigo. Infelizmente, eu não tenho nenhuma cópia desse dashboard. Eu fiz o post e depois acabei excluindo o arquivo.
ExcluirUm abraço!
bom dia estou construindo um software em excel e gostaria de saber se vc me venderia essa planilha acima e faria a progrmacao para mim- meu nome e ronaldo picorell -primeconsultores e o tel 31 3889-9431
ResponderExcluirOlá. Eu não tenho mais a cópia desse Dashboard.
ExcluirUm abraço!
Fiz um curso no Projeto Diário e eles ensinam a fazer um dashboard parecido com este.
ResponderExcluirainda faz conteúdo pro seu blog?
ResponderExcluir