Se você possuir cronogramas criados em Excel, ou mesmo se receber projetos de fontes externas neste formato (de clientes, fornecedores, parceiros, etc.) você pode importá-los para o Microsoft Project de maneira simples e passar a controlá-los através da ferramenta correta.
Em primeiro lugar, você precisa organizar o cronograma separando cada campo da sua planilha em uma coluna específica, conforme exemplo abaixo:
Para importar os dados para o Project, abra o software e clique em Arquivo à Abrir. Na caixa de diálogo Abrir, selecione o tipo de arquivo Pasta de Trabalho do Excel. Em seguida, selecione o diretório onde seu arquivo está armazenado e clique em abrir.
O Microsoft Project irá abrir o Assistente para Importação. Clique em avançar para continuar:
O assistente irá perguntar se você deseja criar o seu projeto a partir de um mapa existente. Caso você já tenha feito alguma vez uma importação e tenha salvo um mapa, clique em Usar mapa existente. Como essa é a primeira vez em que esta ação está sendo executada, clique em Novo Mapa. Em seguida, o assistente irá perguntar como você deseja importar este arquivo. Selecione a opção Como um novo projeto. Como você está importando um cronograma originário de uma planilha em Excel, na próxima etapa selecione a opção Tarefas, para que o Microsoft Project entenda a qual entidade os dados importados devem pertencer:
Na etapa seguinte, você deve informar quais os campos que serão mapeados na importação do cronograma, especificando a planilha de origem dos dados e mesclando os dados das colunas do Excel com os campos do Microsoft Project. Perceba que o assistente tentará reconhecer os campos através de seu nome, sugerindo como os dados oriundos do Excel deverão ser aceitos pelo Project. Caso existam campos com nomes diferentes, o mapeamento não será realizado de maneira direta pelo assistente (caso dos campos Fase/Atividade e Links):
Você pode especificar manualmente o mapeamento dos campos que o assistente não conseguir organizar:
Durante a importação, o Microsoft Project pode encontrar alguns problemas na criação do vínculo entre as tarefas. Isto acontece principalmente em virtude da não organização das tarefas em fases e resumos, uma vez que o assistente de importação consegue identificar quais atividades do cronograma devem ser consideradas como tarefas de resumo e quais devem ser consideradas como tarefas. Você irá visualizar algumas mensagens como a do exemplo abaixo, mas poderá finalizar o processo e efetuar o recuo das tarefas posteriormente, de maneira manual:
O cronograma será criado e exibido conforme exemplo:
Para ajustas o cronograma, exiba a Tarefa de Resumo do projeto, modifique o Modo das Tarefas para automático, recue as tarefas de acordo com as fases/tarefas de resumo e confira suas predecessoras. O resultado deverá ser:
....................................................................................................................................................................................
UPDATE
Em Janeiro/2017 publiquei um vídeo no YouTube para demonstrar, na prática, como importar tarefas e recursos do Excel para o Project. O vídeo está disponível abaixo:
Deu certinho!
ResponderExcluirObrigada!
Muito bom!! \o/
ResponderExcluirRaphael, realizei o procedimento descrito, mas ao final da importação recebo a mensagem de que o arquivo não pode ser aberto. Estou deduzindo que pode ser por conta de macros (segurança)... seria isso?
ResponderExcluirOlá Paulo
ExcluirEsta é uma pergunta para a qual eu não tenho a resposta de bate-pronto. Nunca cheguei a realizar testes com arquivos que contenham Macros, então pode ser que seja isso... como também pode ser uma série de outras variáveis.
Se quiser compartilhar o arquivo comigo, eu faço um teste e dou uma olhada por aqui.
Um abraço!
Rafael, boa tarde
ResponderExcluirDeu certo!
Obrigado!
Prezados. Exportei dados do Project 2016 para o excel. Alterei as durações de algumas atividades. Como exportar de volta para o Project, substituindo as novas durações e não acrescentando novas linhas? Obrigado.
ResponderExcluir