terça-feira, 19 de agosto de 2014

Construindo um Dashboard com dados do Facebook

Olá pessoal

Sempre que é possível, tento compartilhar aqui no blog informações que julgo relevantes sobre as novas ferramentas de BI que estão disponíveis junto do Office 2013. Já falei sobre o Power Query, sobre o Power View e sobre o Power Maps. Ainda estou devendo um post sobre o Power Pivot, mas isso vai ficar para outro momento.

A ideia desse post é tentar mostrar a potencialidade da utilização e combinação de diferentes funcionalidades do Power BI para criar Dashboards visualmente inovadores, e que ofereçam um alto nível de interatividade aos usuários. Para isso, irei efetuar uma conexão com o Facebook para montar um painel com o histórico de acesso de um determinado usuário.

Isso mesmo, você leu bem. Se você possui o Office365 Pro Plus ou o Microsoft Office Professional Plus 2013, você pode utilizar o Power Query para estabelecer conexões com inúmeras fontes de dados, entre elas o Facebook.

Começando os trabalhos

Para começar, instale o suplemento Power Query. Após instalado e disponível o suplemento, clique na aba Power Query e, em seguida, External Data > From Other Sources > From Facebook:



Na caixa de diálogo aberta, peça para efetuar o login e entre com os dados da sua conta:



Em seguida, após concordar com as Políticas de Privacidade, clique em OK. Você irá visualizar a tabela com todo seu histórico de acesso e ações no Facebook:



Você poderá manipular, tratar, filtrar e organizar os dados conforme sua necessidade utilizando o próprio Power Query. Após finalizar as manipulações, clique em Apply & Close para enviar as informações de volta ao Microsoft Excel, para que assim você visualize os dados em formato de tabela:



Após obter os dados em formato de tabela no Microsoft Excel, clique em Inserir > Power View. Dessa maneira, você poderá montar o seu Dashboard e verificar o que você faz, além de saber se está dedicando tempo além da conta no Facebook:


O Power Query permite inclusive que você crie funções personalizadas para manipular os dados disponíveis de maneira mais adequada:



Neste caso, criei uma fórmula para extrair apenas o Ano a partir da coluna created_time. Ao voltar ao Excel e atualizar os dados, será possível adicionar essas informações aos gráficos:


Agora fica por sua conta aplicar as formações que desejar e filtrar os dados com o dinamismo que o Power View oferece, como por exemplo neste cenário, onde apliquei um drill-down para verificar as ações do ano de 2011:





Simplesmente sensacional, não é mesmo?  :-D

Imagine isso aplicado a nível profissional! Agora é por sua conta.

Esse post você pode baixar aqui.

Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário