segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Mapa Eleitoral 2014 com o Microsoft Visio

Antes de começar: ao final do post você encontrará os arquivos utilizados para download.

Olá pessoal,

O post de hoje será dedicado a demonstrar uma maneira diferente de criar um mapa visual interativo com o Visio. A ideia de criação do post partiu dos inúmeros dashboards e mapas demonstrados à exaustão nos jornais e programas de debate das eleições 2014.

Obs.: a título de informação, outros posts sobre criação de dashboards e mapas com o Visio já estão disponíveis, aqui, aqui, aqui e aqui.

No cenário atual, a ideia é montar um mapa panorâmico da disputa presidencial de 2014 no segundo turno, estado a estado, conforme resultado oficial divulgado hoje, 26/10/2014. Para isso, foi criado um mapa conforme abaixo:



O mapa será alimentado pela planilha abaixo, que contém o percentual de voto dos candidatos em cada um dos estados, bem como a comparação do vencedor:




Importação dos dados

Para iniciar, você precisará importar os dados do Excel para o Visio. No Visio, clique em Dados > Vincular Dados a Formas. Escolha como origem dos dados uma planilha do Excel e avance. Na guia seguinte, especifique a planilha que contém o resultado das eleições e que está salva no seu computador. Siga com o assistente até a conclusão da importação.

Depois de importar os dados, o Visio irá mostrar a caixa de diálogo que indica que você pode arrastar as linhas importadas à página para criar o vínculo com as formas:



Porém, são 27 linhas para vincular – e isso seria bem trabalhoso. Para tentar algo mais rápido, ainda na guia Dados, clique em Vincular Automaticamente. A caixa de diálogo Vínculo Automático será apresentada. Clique em Avançar. No passo seguinte, você deverá informar ao Visio qual coluna do Excel deve ser vinculada com cada uma das formas do desenho atual. Neste caso, a relação entre os dois itens é o campo Estado. Assim sendo, matenha a sugestão indicada pelo software:




Clique em Avançar. O último passo será finalizar a criação dos vínculos. Clique em Concluir.

Se tudo der certo, a janela Dados Externos irá exibir o ícone de corrente, simbolizando que os dados foram vinculados às fórmulas. Se algo der errado, você poderá arrastar e criar o vínculo manualmente:




Criando a visualização personalizada

Estabelecidos os vínculos, agora é a hora de criar a visualização de cada estado. Selecione todas as caixas de cada estado e, na guia Dados, clique em Gráficos de Dados > Criar Novo Gráfico de Dados:




Na caixa de diálogo Novo Gráfico de Dados, clique em Novo Item... Em Campo de dados, selecione o nome do candidato da sua preferência (no meu caso, vou seguir a regra ladies first J ). Em seguida, na opção Exibido como,  escolha a opção Barra de Dados.

O Visio irá apresentar diferentes estilos de barras, que você pode escolher conforme sua preferência. Na guia Detalhes, altere a propriedade Valor Máximo de 100 para 1 (pois estamos trabalhando com valores decimais):



Clique em OK. Insira um novo item e refaça os passos para o outro candidato. Clique em OK para aplicar a formatação às formas:



Você deve ter percebido que o valor é apresentado em formato decimal, não em porcentagem. Para alterar a configuração, selecione todas as caixas dos estados e, na guia Dados, clique em Gráficos de Dados > Editar Gráfico de Dados. Clique no candidato desejado e, em seguida, clique em Editar Item. Na propriedade Formato de Valor, clique na caixa de combinação e escolha o formato de porcentual:



Clique em OK e em seguida repita as ações para o outro candidato. Para finalizar, clique em Aplicar.



Você também pode formatar a cor de preenchimento de cada uma das caixas dos estados, com a cor do candidato vencedor naquele estado. Para isso, selecione todas as caixas e, na guia Dados, clique em Gráficos de Dados > Editar Gráfico de Dados. Clique em Novo Item. Em Campo de dados, selecione a opção Vencedor. No item Exibido como, selecione a opção Colorir de acordo com valor. Na seção Atribuições de cor, escolha as cores de preenchimento de acordo com o candidato vencedor:



Clique em OK e em seguida em Aplicar para visualizar o resultado:




Bem legal, não é? O mais bacana é que se houver qualquer mudança na fonte de dados, basta clicar em Dados > Atualizar Tudo e pronto!

Agora basta que você faça a adaptação à sua necessidade.

Para fazer as simulações, os arquivos abaixo estão disponíveis:

Matriz de Estados – Visio (https://app.box.com/s/e5gszzol9mzlob0bq14z)

Resultado da apuração – Excel (https://app.box.com/s/wdf23som9tdln48njism)

Este post em formato digital PDF (https://app.box.com/s/a3ouwxgeuiyc98vr5icx)


Até a próxima eleição J


Nenhum comentário:

Postar um comentário