quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Office 365 para Android

Olá pessoal,

Se o início do ano de 2014 trouxe boas notícias para os usuários de iPads, o ano de 2015 não poderia começar melhor para os usuários de tablets que utilizam Android. O blog oficial do Office divulgou hoje que os aplicativos móveis do Office para esta plataforma (Excel, Word e Power Point) estão disponíveis para download na Google Play. E o melhor de tudo, a versão contendo funções de edição simplificadas é de graça.

Portanto, se você possui um tablet com Android, não perca tempo! O conceito de mobilidade chegou pra ficar, e a Microsoft está levando isso bem a sério.

Show de bola!







quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Vem aí o Office 2016

Olá pessoal,

Foi publicado hoje, no blog oficial do Office, que já no segundo semestre de 2015 deverá ser lançado o novo Office 2016 (pelo menos é assim que ele está sendo chamado até o momento). Ainda não há muitas novidades sobre as funcionalidades e recursos que a nova versão irá conter, mas já é possível afirmar que a família Office 2016 irá interagir de modo integral com o conceito de mobilidade, possibilitando uma experiência de toque nos aplicativos Excel, Word, Power Point e OneNote.

Duas demonstrações do preview do Windows 10, com Word e Power Point funcionando no Windows Phone, dão uma ideia do que virá por aí:


Demonstração Word no Windows Phone


Demonstração do Power Point no Windows Phone



Abaixo alguns screenshots com a provável aparência dos principais aplicativos do Office 2016:

EXCEL

WORD

POWER POINT


ONENOTE


Agora é aguardar até que mais informações sejam compartilhadas, e até que a nova versão do Office esteja disponível.


Até a próxima!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Project na Prática - Edição #004










Olá pessoal

A edição #004 do ‘Project na Prática’ já está disponível.

O ‘Project na Prática’ consiste em um conjunto de exercícios práticos que tem como objetivo auxiliar os usuários que estão iniciando a utilização do Microsoft Project: desde a realização de configurações essenciais, passando pela elaboração de cronogramas, atribuição de recursos e uso das principais funcionalidades do software – através da simulação de construção de projetos.

Você poderá baixar um documento em formato Word, que o guiará nos passos necessários para construção de um cronograma simplificado, permitindo a absorção contínua das melhores práticas na utilização do Microsoft Project (versões 2007, 2010 ou 2013).

Para fazer o download da edição #004, visite este link: https://www.box.com/s/nrs6ezxu9c66m1ni596h


Um abraço!


domingo, 11 de janeiro de 2015

Prioridade da Tarefa

Olá pessoal,

Pelo menos uma vez na vida, é certo que os gerentes que utilizam o Microsoft Project para gerenciar seus cronogramas se depararam com a caixa de diálogo Informações da Tarefa e fizeram a seguinte pergunta: para que serve a opção Prioridade?




O campo Prioridade deve ser utilizado em conjunto com as opções de Nivelamento de Recursos (observação: este post não irá focar em todas as possibilidades oferecidas pelo recurso de Nivelamento de Recursos. Caso tenha interesse, visite este link para aprender mais sobre este tema).

A definição da prioridade da tarefa permite que você especifique sua importância e sua disponibilidade em caso de um nivelamento. As prioridades possuem valores subjetivos, que podem variar entre 1 e 1000. Quanto maior o valor atribuído à prioridade da tarefa, maior a sua importância – e assim, as tarefas com maior prioridade não serão niveladas. O valor padrão da prioridade das tarefas no Project é de 500, ou seja, uma prioridade média.

Definindo a prioridade e nivelando

Observe o cronograma abaixo:




Como é possível observar através da coluna Indicadores, o recurso Consultor está superalocado entre os dias 26/12 e 30/12, pois está atribuído a duas tarefas no mesmo período: Definição dos requisitos de Infraestrutura e Levantamento dos Requisitos Funcionais. Como não é possível ao recurso executar as duas atividades paralelamente, e como também não há outros recursos disponíveis para realizar o trabalho, uma das alternativas oferecidas pelo software é nivelar este recurso.

Para isso, antes, é recomendado configurar a prioridade das tarefas, de modo a informar ao Project qual a tarefa mais importante entre aquelas que estão em conflito. Vamos supor que, neste caso, definir os requisitos de infraestrutura possui uma prioridade maior do que o levantamento de requisitos. Assim, efetue duplo clique sobre a tarefa Definição dos Requisitos de Infraestrutura e modifique sua prioridade para 1000. Perceba que a própria caixa de diálogo informa qual será o comportamento do nivelamento de recursos a partir da configuração realizada:



Em seguida, na guia Recurso, clique em Opções de Nivelamento:



Em Ordem de Nivelamento, modifique o valor para Prioridade, Padrão:



Clique OK. Em seguida, ainda na guia Recurso, clique na opção Nivelar Recursos. Especifique o recurso Consultor e clique em Nivelar:



Você irá perceber que a tarefa Levantamento de Requisitos Funcionais, que possui menor Prioridade, será movida para a primeira data em que o Consultor estiver disponível:



Você ainda pode optar pela exibição do modo de exibição Gantt de Nivelamento, para verificar a distribuição das atividades do cronograma antes e depois do nivelamento:




Agora você pode utilizar a Prioridade da tarefa com conhecimento, e tirar grande proveito disso.

Baixe aqui a versão digital deste post: https://www.box.com/s/wodu9jr8d24skg2f0zwc

Um abraço e até a próxima!



quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Certificação Microsoft Project 2013








Olá pessoal,

Nos últimos tempos tenho percebido um aumento considerável no número de profissionais que buscam obter a certificação do Microsoft Project 2013 (exame 74-343 – Managing Projects with Microsoft Project 2013).

Para apoiar os profissionais que estão procurando se qualificar para obter a certificação, estou lançando um treinamento exclusivo, com o foco na preparação para realização do exame. O treinamento é 100% prático, e pode ser realizado de maneira presencial ou online, por indivíduos, grupos ou empresas.

Caso tenha interesse em conhecer mais sobre o treinamento, baixe o conteúdo programático neste link. Ou então, sinta-se a vontade para entrar em contato comigo no e-mail raphael@raphael-santos.net

------------------------
Um ponto muito importante que vale destacar é que entre os meses de Janeiro e Maio de 2015, as pessoas que realizarem o exame e não forem aprovadas poderão reagendar o exame de graça, na oferta Second Shot da Microsoft J



domingo, 4 de janeiro de 2015

Caminho da Tarefa

Olá pessoal,

Imagine que você seja um gerente de projetos e está gerenciando um cronograma com várias tarefas. Sem aviso prévio, um recurso que estava atribuído a uma tarefa importante é desligado da empresa, e a princípio você não terá ninguém para substituí-lo. Neste contexto, você precisa descobrir rapidamente quais tarefas serão afetadas caso você não consiga realizar a substituição. Complicada a situação, certo?

Na versão 2013 do Project, a resposta é não. A versão 2013 do software oferece um excelente recurso para realçar as tarefas sucessoras e/ou predecessoras de uma determinada atividade – o Caminho da Tarefa.

Ao acessar o Project 2013, a guia de contexto Formato é responsável por disponibilizar o comando Caminho da Tarefa:




Ao clicar em uma determinada tarefa e visualizar o recurso do Caminho da Tarefa, temos: 
  • Predecessoras: são as tarefas que possuem uma relação de predecessão com a tarefa selecionada, porém não afetam seu início diretamente;
  • Predecessoras de controle: são as tarefas que possuem uma relação de predecessão com a tarefa selecionada e que afetam diretamente o seu início;
  • Sucessoras: são as tarefas que possuem uma relação de sucessão com a tarefa selecionada, porém seu início não é afetado diretamente por ela;
  • Sucessoras de controle: são as tarefas que possuem uma relação de sucessão com a tarefa selecionada, e que têm seu início afetado diretamente pela tarefa selecionada.

Realçando as sucessoras

Para realçar uma sucessora, selecione uma tarefa do cronograma e, na guia Formato, clique em Caminho da Tarefa > Sucessoras:

Antes do realce:


Depois do realce:

É fácil perceber que um conjunto de tarefas do cronograma são realçadas, significando que são todas sucessoras da tarefa Definição do plano de usuários e grupos de sistema. Porém, nem todas as tarefas realçadas são afetadas diretamente por esta tarefa. Nesse sentido, para verificar o impacto direto que uma possível alteração na tarefa Definição do plano de usuários e grupos de sistema irá causar no cronograma, ative também a opção Sucessoras de Controle:


Agora é possível perceber que o tom de algumas tarefas estão mais escuros. Isso significa que essas tarefas serão diretamente afetadas no caso de qualquer alteração na tarefa selecionada. Para o caso das predecessoras, o raciocínio é o mesmo.

Agora é bem mais fácil entender o que acontecerá no cronograma em caso de alguma mudança inesperada J

Quer saber mais sobre Project? Não é assim um Caminho da Tarefa, mas nunca é demais realçar o convite para se juntar ao nosso fórum de discussões no LinkedIn, chamado ‘Project na Prática’:


Aqui o link para o download deste post: https://app.box.com/s/kr1l2js8i2i07iir0vrx

Um abraço e até a próxima!