segunda-feira, 13 de abril de 2015

EPM 2013: Erro Método Upgrade no Project Server 2013

Olá pessoal,

Após a instalação de uma atualização de rotina do Windows Update, no Windows Server 2012 onde o Project Server 2013 está instalado, ao acessar o PWA, os usuários encontraram o seguinte erro:

Método Upgrade no tipo Microsoft.SharePoint.WorkflowServices.WorkflowServiceApplicationProxy do assembly Microsoft.SharePoint.WorkflowServices, Version=15.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=71e9bce111e9429c não tem uma implementação.

 


















Após certa pesquisa, descobri que há um pacote de update do Windows Server para o SharePoint 2013 que é instalado como se o Service Pack 1 já estivesse sido configurado previamente – mais detalhes aqui.

Para resolver o problema, basta realizar o donwload e instalação do Hotfix abaixo:


Baixe, instale e não precisa nem reiniciar o servidor J

Até a próxima!


quarta-feira, 8 de abril de 2015

Power BI Preview: Vídeos

Olá pessoal,

Com o objetivo de complementar o último post, que tratava sobre o lançamento da versão Preview do Power BI, gostaria de compartilhar dois vídeos muito interessantes sobre o tema.

O primeiro é um overview oficial da Microsoft sobre o Power BI, explicando quais os principais recursos da solução:



Em seguida, vale a pena também dar uma olhada no vídeo disponibilizado pela turma do Office Mechanics, no qual são demonstradas como trabalhar com os recursos do Power BI:


Bom divertimento \m/

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Power BI Public Preview







Olá pessoal,

Ao longo de todo ano de 2014, escrevi uma série de posts sobre o Power BI e seus recursos para o aplicativo desktop do Excel (Power Query, Power Pivot, Power View e Power Maps). Em Março de 2015, a Microsoft anunciou oficialmente a disponibilização em 140 países (não incluído o Brasil L ) do Power BI Public Preview, um serviço de análise de dados baseado na nuvem.

Com acesso através de um navegador web (ou aplicativo para smartphones e tablets), os usuários do Power BI podem obter, analisar, visualizar e compartilhar seus dados de maneira simples e intuitiva, criando dashboards incríveis.

Apesar de não estar disponível para o mercado brasileiro, é possível testar o Power BI Public Preview criando uma conta temporária com localização nos Estados Unidos.

Iniciando os trabalhos

É tudo bem simples: você deve acessar www.powerbi.com e criar um cadastro. Uma vez criado o cadastro, você será direcionado à página inicial, que contém alguns exemplos de dados e dashboards.

Para criar o seu dashboard, você deve possuir uma fonte de dados que seja aplicável ao Power BI. No meu exemplo, utilizei uma planilha do Excel (formatada em Tabela). Caso você queira utilizar o mesmo exemplo, poderá fazer o download da planilha clicando aqui. Esta planilha simula uma lista de treinamentos realizados por uma determinada empresa, contendo informações como nome do treinamento, valor de faturamento, instrutor responsável e etc.

Obtendo os dados

Na página inicial do Power BI, clique em Get Data. Entre as diferentes opções de fontes de dados suportadas pelo Power BI, selecione Excel Workbook:


Clique em Connect. Você deverá especificar onde a planilha que alimentará o Power BI está localizada:


Após o estabelecimento da conexão, a fonte de dados estará disponível para que você inicie a construção dos dashboards:


A janela do Power BI é bem parecida com a do Power View. Trata-se de um painel em branco, onde você pode combinar as informações que desejar para montar o seu dashboard:


Basta que você utilize a sua criatividade para montar os painéis com as informações que necessitar:


O mais legal de tudo é que, ao clicar em um determinado item do gráfico, todas as demais informações são filtradas para que apresentem apenas do drill-down referente aquele dado:



Perguntas e respostas

Além de todas as incríveis visualizações que podem ser construídas através da utilização do Power BI, para que seja possível gerar uma experiência de navegação onde o usuário visualize e obtenha as informações que desejar, sem que seja necessário manipular o conjunto de informações existentes (e também sua configuração), o Power BI també permite que você simplesmente faça uma pergunta para obter a resposta do que precisa. Veja os exemplos:

Qual foi o faturamento total?




E o faturamento por vendedor?



Ok... então que tal me dizer agora qual foi o faturamento do MS Excel por vendedor?


Simplesmente incrível ! Aproveite enquanto ainda estamos na versão gratuita e já comece a construtir apresentações matadoras.

Boa diversão J