Olá pessoal,
Durante esta semana (24 a 28 de Setembro de 2018) está acontecendo em Orlando o Microsoft Ignite, uma das maiores conferências para profissionais de TI. O Ignite é um evento muito importante para a comunidade técnica, pois é durante o evento que importantes anúncios são realizados sobre o futuro das diferentes plataformas e ecosistemas suportados pela Microsoft.
Com relação ao nosso querido e estimado Project, anúncios importantes foram feitos, e vamos então discuti-los aqui.
Modern Work Management
A visão de futuro da Microsoft está direcionando a família Project numa direção em que a plataforma seja mais colaborativa, fácil de utilizar e integrada às demais plataformas (como Power Apps, Flow, Teams, Planner e etc.). Nesse sentido, o conceito de Modern Work Management está sendo disseminado e associado ao Project. Em geral, esse conceito vai de encontro à simplificação da experiência de navegação e utilização dos recursos e funcionalidades pelos usuários. Tudo começa pela nova funcionalidade chamada ‘Project Home’, que tem como objetivo prover visibilidade e fácil acesso aos projetos com os quais estamos trabalhando – disponibilizando e agrupando tudo em um único local.
Project Home é uma funcionalidade que já está disponível para os usuários, sobre a qual eu falei um pouco mais nesse vídeo no meu canal do YouTube:
Roadmap
Roadmap (com previsão de lançamento para o início de 2019) é uma plataforma visual que irá permitir que os usuários visualizem seus projetos em uma visão de linha do tempo, garantindo visibilidade integral sobre todo o trabalho que está sendo realizado. O conceito é que cada iniciativa (projeto) seja visualizada em uma linha – em conjunto com outras informações relevantes, como tarefas e marcos. O Roadmap irá permitir a inclusão de diferentes tipos de cargas de trabalho, oriundas de diferentes origens como Project Online, Planner, Azure DevOps (VSTS) e também do novo serviço anunciado pela Microsoft, chamado de ‘Project Service’.
Créditos da imagem: Paul Mather - https://pwmather.wordpress.com/2018/09/24/microsoft-project-the-future-ignite-ppm-pmot-workmanagement-projectonline-projectmanagement/
Créditos da imagem: Paul Mather - https://pwmather.wordpress.com/2018/09/24/microsoft-project-the-future-ignite-ppm-pmot-workmanagement-projectonline-projectmanagement/
Project Service
O último anúncio é aquele que vai causar mais impacto, e que promete chacoalhar a maneira com a qual trabalhamos com o Microsoft Project. O Project Service (ou simplesmente Project) é um novo serviço desenvolvido do zero, sem nenhuma relação com a arquitetura atualmente utilizada no Project Online. Ele promete ser um serviço que irá aliar a flexibilidade com simplicidade de utilização, com mudanças significativas em relação à maneira com a qual trabalhamos atualmente no Project Online.
Por exemplo, os conceitos de criação de equipes nos projetos, check-in, check-out e publicação devem deixar de existir. Outra mudança significativa é que o Project Service deve também permitir a co-autoria em cronogramas – um minuto, você prestou atenção nisso? Exatamente, múltiplos gerentes de projeto atualizando seus cronogramas ao mesmo tempo! Wow!!!
Créditos da imagem: Paul Mather - https://pwmather.wordpress.com/2018/09/24/microsoft-project-the-future-ignite-ppm-pmot-workmanagement-projectonline-projectmanagement/
O Project Service foi construído com base no MicrosoftCommon Data Services (CDS), o que irá possibilitar uma fácil integração com outras plataformas, como SharePoint, PowerApps, Power BI, Flow, Office 365 e Dynamics 365.
Em geral, com o lançamento do Project Service (previsto para 2019), as empresas poderão continuar trabalhando com o Project Online, mas em algum momento uma transição terá de ser feita para que novos projetos sejam criados e gerenciados no novo serviço – ou seja, aparentemente o Project Online deve ser descontinuado no médio/longo prazo.
Considerações e links complementares
Não há dúvidas de que os anúncios realizados durante o Ignite (principalmente o Project Service) irão causar uma mudança significativa na maneira como as empresas e as pessoas gerenciam seus projetos, iniciativas e cargas de trabalho. Para ajudar nessa transição, a Microsoft está se comprometendo a prover todo o suporte, acompanhamento e ferramentas necesssárias, tanto para empresas que desejam migrar completamente suas informações do Project Online para o Project Service assim como para aquelas que pretendem realizar a transição em pararelo – gerenciando os projetos atuais no Project Online até o seu encerramento e iniciando os novos projetos no Project Service.
Para ajudar as pessoas e organizações a entender melhor o que toda essa mudança significa, e o que podemos esperar disso tudo, a Microsoft disponibilizou alguns comunicados oficiais que possuem informações complementares. Se você está interessado em saber mais sobre a direção que a família Project vai tomar – e como isso vai afetar a sua organização – então é imperativo que você leia os comunicados:
A new vision for modern work managament with Microsoft Project (by Jared Spataro)
A letter to our Microsoft Project community (by Howard Crow)
Q and A on the Future Vision of Project (by Howard Crow)
=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+
Por enquanto é isso pessoal. Vou ficar atento às novidades e, na medida em que elas forem sendo publicadas, eu compartilho por aqui. Pelo visto, haverá muito trabalho pela frente 😊
E você, o que achou das novidades?
Saudações Raphael!
ResponderExcluirEu gostei muito da novidade do Project Service!
Eu acompanho o User Voice do Project e realmente muito do que foi sugerido e solicitado vai entrar em vigor nesta nova plataforma.
Mal posso esperar para migrar meu ambiente do Project Online!
Fala Mosar, tudo bem? Pois é cara, novos tempos estão chegando. Pelo que foi compartilhado até agora, será uma transição devagar - mas definitiva. Também estou bem empolgado para ter acesso logo ao Project Service.
ExcluirVamos ficar de olho.
Abs!