quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Roadmap - Recursos e Funcionalidades

Olá pessoal,

Dando continuidade ao post publicado no mês de Dezembro, onde em parceria com o Kenneth Steiness eu pude explicar o funcionamento e o processo de construção de roadmaps, no post de hoje gostaria de explorar alguns recursos e funcionalidades adicionais da plataforma, para que seja possível dinamizar o trabalho e entender um pouco melhor o funcionamento do Roadmap nos bastidores.

ADICIONANDO ITENS PELA CENTRAL DE PROJETOS

Quando o Roadmap é habilitado no Office 365, o Project Online ganha um novo comando na Faixa de Opções (Ribbon) da Central de Projetos – este comando foi traduzido como Adicionar ao Roteiro. Através deste comando, os usuários do Roadmap podem rapidamente adicionar tarefas resumo, tarefas regulares ou marcos às linhas do seu roadmap.


Este é um recurso que facilita bastante a escolha dos elementos que devem ser exibidos no roadmap – sendo que o fator principal se deve ao fato de que adicionar as tarefas pela página do próprio Roadmap, como eu mostrei no post anterior, pode ser um pouco confuso, uma vez que não se tem visibilidade sobre todos os detalhes das tarefas sendo adicionadas.

Aqui, cabe ressaltar um ponto muito importante: só é possível adicionar tarefas de um cronograma via Central de Projetos caso o projeto em questão já tenha sido previamente conectado ao Roadmap. Caso você acesse o projeto diretamente (via Central de Projetos) sem antes tê-lo conectado ao roadmap, ao pressionar o comando Adicionar ao Roteiro será apresentado à seguinte mensagem:


Uma vez estabelecida a conexão entre o roadmap e o cronograma, ao clicar novamente em Adicionar ao Roteiro você estará apto a dar continuidade às configurações:


Também é interessante perceber que você pode selecionar múltiplas linhas do cronograma para adicioná-las de uma vez só ao seu roadmap:



PERMISSÕES DE ACESSO

Ao criar novas linhas em um roadmap, você precisa determinar o seu proprietário. Do ponto de vista do Roadmap, os proprietários são as pessoas responsáveis pela entrega (e também pela gestão) dos itens (tarefas regulares / tarefas resumo / marcos) incluídos na linha.

Nesse sentido, seria natural concluir que, ao determinar um proprietário para uma linha, esta pessoa recebesse automaticamente as permissões de acesso ao roadmap, correto? Pois é, infelizmente não é bem assim...

Peguemos como exemplo o Arthur Mamede: no cenário que estamos acompanhando nesse post, o Arthur foi incluído como proprietário da linha ‘Processos & Escritório’. Entretanto, ao acessar a página Home (https://project.microsoft.com), ele não possui visibilidade do roadmap há pouco criado:


Portanto, para que alguém possua acesso a um roadmap (mesmo que sendo proprietário de uma ou mais linhas), é necessário que esta pessoa seja adicionada como um membro do roadmap:


Deste modo, na próxima vez que o Arthur tentar acessar a seção Compartilhados comigo na página Home, terá visibilidade do novo roadmap e poderá acessá-lo normalmente:


E SE UM PROJETO FOR EXCLUÍDO?

Caso um projeto conectado a uma linha do roadmap venha a ser excluído, na próxima vez em que a sincronização for realizada pelo Microsoft Flow, uma mensagem de erro será apresentada junto à linha em questão:


Ao clicar em Detalhes será possível entender o motivo da falha na sincronização das informações, e então o projeto poderá ser removido:


E você, já está utilizando o Roadmap na sua organização?

Vou ficando por aqui, um forte abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário