quarta-feira, 29 de junho de 2022

Relatório de projetos em check-out

 Olá pessoal –

Há um certo tempo eu venho falando aqui no blog sobre as diferentes possibilidades e opções de check in e check out no Project Online através da utilização do Power Automate. Entender esse conceito é muito importante para aqueles que precisam automatizar as rotinas do escritório de projetos, uma vez que na grande maioria das vezes é preciso colocar um projeto em edição (check out) para que então seja possível realizar ações de atualização em suas propriedades.

Como existem incontáveis cenários de automatização no Project Online, assim como existem também inúmeras restrições e impedimentos que podem ser aplicáveis de acordo com a característica de cada negócio, pode haver situações nas quais forçar o check in dos projetos não seja uma opção.

Dessa forma, através da utilização da API do Project Server é possível criar um relatório (no Excel ou no Power BI) que identifique dinamicamente os projetos em check out.

Para construir o relatório, utilizando a plataforma de sua preferência, efetue uma conexão à API do Project Server da sua organização:

https://<URL da sua organização>.sharepoint.com/sites/pwa/_api/ProjectServer

Ao se conectar ao ambiente do Project Online, clique na opção de expansão da tabela Projects:


Em seguida, selecione os campos que deseja utilizar no relatório. Como sugestão, você pode utilizar os seguintes campos:

  • Id
  • Name
  • CheckedOutDate
  • IsCheckedOut
  • CheckedOutBy



Em seguida, você deverá filtrar todos os projetos para os quais o campo IsCheckedOut é igual a TRUE:


Caso você queira saber quem é o gerente de projeto que efetuou o check out em cada um dos projetos listados, você poderá expandir a coluna CheckedOutBy:


Assim você terá em mãos todos os campos necessários para gerar o relatório, e então poderá entender quais são os projetos em check out, quem são os responsáveis pelo check out e até há quanto tempo cada projeto encontra-se bloqueado:


Por hoje era isso. Espero que ajude 😊


Nenhum comentário:

Postar um comentário